Parque Estadual das Nascentes do Taquarí


O Surgimento do Parque como medida de proteção

O Parque foi criado em 19 de Outubro de 1999 pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, numa resposta à sociedade preocupada com a proteção das nascentes do rio Taquari, desde então já considerada em situações crescentes de vulnerabilidade por processos erosivos de grande escala. Uma de suas grandes riquezas são os Sítios Arqueológicos, além de um cenário de ampla beleza cênica, que se compõe por um conjunto de seis grandes canyons, trabalho de milhões de anos de escavação na borda ocidental do Planalto Central Brasileiro.

Com 30.618 hectares, o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari tem terreno de furnas e grotas (cavidades profundas na encosta de rochas e morros) e abrange os municípios de Alcinópolis e Costa Rica. Essa iniciativa está integrada a existência da Reserva da Biosfera do Pantanal, criada contemporaneamente pela UNESCO no ano de 2000.





O que é o Parque?



O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquarí é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, ou seja, sua área se destina exclusivamente a preservação do solo, relevo, vegetação, fauna e hidrografia, sendo permitido apenas atividades de pesquisa, educação ambiental e ecoturismo. Ainda assim essas atividades passam pela necessidade de autorização prévia pelo órgão gestor da unidade, o IMASUL - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, cujas normas estão estabelecidas no seu Plano de Manejo em implantação. 

Nenhum comentário: