Instituto Terra Plena - Furna do Engano

Localizada dentro do Canyon do Engano, a "Mirassol da Furna - ML" surgiu em 01.01.01 (2001) como um projeto de desmembramento hereditário, oriunda de um processo mais antigo da Fazenda Furnão, justamente no limite sudeste do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. Entre suas divisas surge o Córrego do Engano, depois que deixa seu leito subterrâneo e volta a escorrer suas águas a céu aberto.

A ocupação efetiva dessa área advém do estabelecimento de uma atividade pecuária da última década de 70. Com fortes vínculos do processo de expansão da frente pioneira dos mineiros no Sudoeste de Goiás, notadamente polarizada pelo Município de Mineiros, a área foi adquirida pela Família Carrijo por oferecimento de um posseiro que havia desistido de atuar na região em função de uma onça grande que atacava sempre seus "bois carrero" assim que tentava se estabelecer na região.

É aqui que esteve em curso a implantação do primeiro Projeto de Sequestro de Carbono do Estado do Mato Grosso do Sul com certificação internacional.



Atualmente, sob nova administração ela está sendo palco de implantação de experimentos de modelos de gestão holística e de desenvolvimento regenerativo através de ações do Instituto Terra Plena, onde está em curso a implantação de um novo sistema silvipastoril com uma biodinâmica de bem estar animal, bem como um receptivo integrativo que servirá de base para operações de pesquisas, treinamentos temáticos e serviços ambientais - terapêuticos e de ecoturismo na região, ou seja, no coração do Canyon do Engano.


Receptivo Temático



Campo de Ecoturismo







Atividades de Birdwatching





Cenário Contemplativo e de Terapias ao Ar Livre








Campo de experimentos 

 

Aplicação de ecotécnicas em construções rurais




Plantio de Corredores Ecológicos e Bosques Silvipastoris






                                    Acompanhe mais novidades via nossa página no Instagram


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário